História do Peixe Grande (lenda africana)
Diz a lenda, lá na África, que nas profundezas de todo rio mora um Peixe Grande. Cercado sempre de peixinhos menores e invisíveis o Peixe Grande é o guardião do Rio, enquanto ele estiver presente nada de ruim pode acontecer com o Rio ou com sua fauna e flora.
Esta história fala de um tempo em que o homem podia ouvir e falar com o Rio, essa história fala de uma mulher que não conseguia engravidar e da fertilidade que o Rio lhe proporcionou. Fala também da vontade incontrolável de comer peixe, do momento em que o homem deixou de escutar o Rio, a natureza e das suas conseqüências.
A história se desenrola sempre acompanhada das cantigas, acalantos, canções e músicas instrumentais, e trás no repertório musical composições da cultura popular brasileira, além de músicas próprias, compostas pela Cia. Duberrô para esta história.
É uma história para todas as idades, que trás na sua essência aconsciência ecológica de um tempo não tão distante assim em que o homem era, ele mesmo, o Peixe Grande, relacionando-se com a natureza como um filho com a sua mãe.