terça-feira, 19 de maio de 2009

Aparelho digestório


O conjunto de órgãos que forma o aparelho digestivo também é chamado trato digestivo, denominação de tubo que se estende da boca ao ânus e onde o alimento é processado para que os minerais, vitaminas, açucares, gorduras e proteínas que ele contém sejam absorvidos pelo corpo.

A digestão começa na boca, onde o alimento é mastigado e as enzimas da saliva quebram certos carboidratos. A língua e os músculos da faringe então impelem a mistura de comida e saliva (chamada bolo alimentar) para o esôfago e daí para o estômago.

A língua além de sentir o sabor e empurrar o bolo alimentar para a faringe, a língua movimenta o bolo alimentar dentro da boca


O estômago
armazena, mistura e começa a digestão das gorduras. O alimento pode passar várias horas no estômago, onde é misturado com ácido e mais enzimas e, parcialmente digerido por eles até atingir uma massa de consistência semilíquida (chamada quimo).

O duodeno é a primeira parte do intestino delgado, onde o alimento parcialmente digerido, (quimo), que vem do estômago, passa por novos processos de digestão química.

O material não digerido passa do intestino delgado para o intestino grosso em forma semilíquida .

Os resíduos restantes são eliminados pelo reto em forma de fezes.