quarta-feira, 13 de maio de 2009

Gripe Suína

Como o próprio nome diz, a gripe suína normalmente afeta somente os porcos. Humanos não são afetados. Quando um caso acontece ele é causado quando as pessoas têm contato com animais ou objetos infectados circulando entre ambos.

Neste caso de contaminação e vítimas fatais de várias pessoas no México aconteceu o seguinte: os humanos normalmente não são afetados por doenças exclusivas de animais, mas os porcos podem ser infectados por doenças humanas e de aves.

Um animal que por acaso hospedou em seu corpo os vírus das gripes dos humanos e das aves desenvolveu um novo vírus mutante bem mais forte, a gripe suína e que por enquanto não há cura.

Se um humano for contaminado pela gripe suína ele pode transmitir esse vírus para outros humanos. Os sintomas são semelhantes a de uma gripe comum, apenas foram constatados um aumento no grau de vômitos e de diarréia. O vírus que causa a gripe suína é o H1N1.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), estão sendo realizadas inspeções mais rigorosas em passageiros e bagagens vindas do México. Os principais aeroportos possuem equipes especializadas para a detecção da gripe suína e estão fornecendo todas as informações sobre a nova doença para os passageiros. O Ministério da Saúde disse em comunicado oficial, que todas as Secretarias Estaduais de Saúde estão intensificando o monitoramento de casos suspeitos de doenças respiratórias em estágios avançados.