sábado, 6 de junho de 2009

Livros sobre o cerrado do DF

QUE COISA TRISTE !


Imagine um lugar lindo, cheio de pássaros, cheio de vida e movimento que de um dia para outro torna-se um grande depósito de lixo, silenciosos e solitário.





Imagine também um lugar tranquilo onde os passarinhos venham tomar banho de areia, tomar sol, ciscar na terra, comer frutinha.

Imagine esse lugar sendo destruido por máquinas que invadem e destrói seus ninhos enquanto derrubam as árvores.

É triste porém é verdade, esses dois lugares existem e estão pertos de nós, e o mais triste é que estão em lugar de preservação. O lixão da foto está dentro do Parque Nacional de Brasília onde vivem lobo-guará, veado campero, tamanduá-bandeira, tucano e outros tantos animais. O outro lugar faz parte da bacia do Paranoá, lugar responsável pelas águas que abastecem o Distrito Federal.

Onde está a fiscalização, porque as leis não são aplicadas? Se existe Direitos Humanos, deveria existir o Direitos do Planeta .

Essas duas fotos são de lugares que deveriam ser respeitadas como santuário ecológico, como fosse uma maternidade (lugar em que ficam os recem-nascidos). E no entanto estão sendo invadidas e destruídas por quem cria as leis de proteção do hambiente (isso não tem lógica).

Já que os grandes não tem respeito pelo hambiente (lugar que vivemos, lugar que nos alimenta, que mata nossa sede, que edificamos nosso lar). Convoco então meus alunos, amigos e conhecidos para divulgar essas tristes fotos e conversar sobre os cuidados com nosso planeta, nosso país, nossa cidade.

Lendo o Correio Braziliense de hoje, sábado dia 06/06/2009, fiquei muito feliz ao ler a matéria " Meu cerrado" no caderno Super! que é dedicado para as crianças. Como sou uma senhora adulta com alma de criança,me sinto muito a vontade para falar e elogiar o jovem escritor .

O escritor Leandro Castro Siqueira tem dois livros maravilhosos que falam do cerrado, um deles é o Tuca e Dedé descobrem o cerrado e o outro é Quem sumiu com a água, e tem mais, ele estará autografando seus livros amanhã dia 7 de junho às 16 horas na livraria Cultura, o telefone é 3410-4033.

O autor é carioca, veio pra Brasília aos 3 anos de idade, formou na UNB em Ciências Biológicas e fez mestrado em Ecologia. Além de estudioso é um grande observador da MÃE natureza