quinta-feira, 12 de março de 2009

O primeiro palhaço negro brasileiro

Piolin foi um palhaço muito famoso que tivemos no Brasil, ele nasceu no dia 27 de março do ano de 1897 na cidade de Ribeirão Preto interior de São Paulo, foi conhecido pelas suas piadas e seus improvisos inteligentes, comemoramos portanto no seu aniversário de nascimento, o dia do circo.

Mas antes de Piolin existiu um palhaço também tão importante como ele, a única diferença é que Benjamin de Oliveira era negro filho de escravos. Ele nasceu na atual cidade mineira Pará de Minas, no ano de 1870, dezoito anos antes da princesa Isabel assinar a Lei Aurea, aquela lei que libertou todos os escravos.

Aos doze anos de idade Benjamin fugiu da fazenda onde morava com seus pais, tudo para acompanhar um circo que passou por lá, no circo passou a fazer de tudo, varria o chão, alimentava os animais, remendava a lona, cortava lenha, cozinhava, tudo que precisava.

Um dia o palhaço do circo adoeceu e precisaram colocar alguém no lugar. Adivinha quem foi? Foi Benjamin e como era inteligente, aprendeu rápido a dar cambalhotas, acrobacias, malabarismos, tocar violino, cantar, representar, escrever e dirigir peças de teatro para o circo. Fazia tudo com muita disposição e alegria.

Nesse ano de 2009, na Marquês de Sapucaí a escola de samba São Clemente cantou a história de Benjamin, veja um trecho:

O menino fugiu pra ser artista
Voou pro mundo como faz um trapezista
Vendia o pão de cada dia pra sonhar
O palco é o seu lugar
Um dia o destino traçou
O céu de lona a brilhar,
A cara pintada de branco
E o coração colorido de amor
Da realidade fez palhaçada
Talento não tem raça nem cor
Encanto e sorrisos por onde passava
Aplausos... O show começou!