sábado, 3 de outubro de 2009

História das Olimpíadas

Os primeiros jogos olímpicos aconteceram em 776 AC de acordo com um historiador grego que fez uma lista dos vencedores quase quatrocentos anos depois do evento. A única prova disputada na primeira versão foi uma corrida de 170 metros dentro do "estádio" local. Só depois que foram criadas as provas de arremeso de disco e de dardo e as provas de salto a distância e salto em altura.

Os estudiosos acreditam que esses jogos olímpicos foram o primeiro evento esportivo da história a ter uma organização mais detalhada. Antes disso só haviam festas esportivas dentro de um mesmo povoado para comemorar tratados de paz e cultuar os deuses.

Com o passar do tempo, as olimpíadas foram crescendo e começaram a ser disputadas por esportistas de várias partes da Grécia. Mas como nem tudo era festa, os jogos olímpicos atravessaram muitos séculos de guerras dos gregos entre si e outras bem maiores, dos gregos com outros povos. Depois que a Grécia foi conquistada pelos romanos, os jogos foram para Roma, em 80 AC.