sexta-feira, 24 de abril de 2009

Chegada dos portugueses ao Brasil

Imaginem como os índios, primeiros habitantes do Brasil, os verdadeiros brasileiros não ficaram assustados ao verem aquelas imensas caravelas chegando.

Talvez eles pensassem que os deuses vieram visitá-los. Nem imaginavam o que vinha pela frente, muito trabalho e escravidão.

Os índios não aceitaram a situação facilmente não, eles lutaram e mataram muitos brancos, e morreram também muitos índios durante a colonização portuguesa.

Mas como dizem os livros de História do Brasil . . .

No dia 22 de abril de 1500 chegou em terras brasileiras 13 caravelas portuguesas lideradas por Pedro Alvares Cabral.


Por achar que era uma grande ilha, o primeiro nome que recebeu foi Ilha de Vera Cruz, depois de receber outras expedições portuguesas seu nome foi alterado para Terra de Santa Cruz.


Somente em 1511 que passou a ser Brasil por causa do pau-brasil. Nesse período a mata Atlântica foi muito explorada, tudo porque a madeira vermelha era valiosa demais, dela tiravam uma tinta que era comercializada na Europa.


A única mão de obra que existia era a dos índios que recebiam qualquer coisa (espelho, facas, apitos,chocalhos, etc)como pagamento para cortar e carregar as toras de madeiras até a praia, de onde eram levadas de barcos para as caravelas. Isso é o escambo.