Imaginem como os índios, primeiros habitantes do Brasil, os verdadeiros brasileiros não ficaram assustados ao verem aquelas imensas caravelas chegando.
Talvez eles pensassem que os deuses vieram visitá-los. Nem imaginavam o que vinha pela frente, muito trabalho e escravidão.
Os índios não aceitaram a situação facilmente não, eles lutaram e mataram muitos brancos, e morreram também muitos índios durante a colonização portuguesa.
Mas como dizem os livros de História do Brasil . . .
No dia 22 de abril de 1500 chegou em terras brasileiras 13 caravelas portuguesas lideradas por Pedro Alvares Cabral.
Por achar que era uma grande ilha, o primeiro nome que recebeu foi Ilha de Vera Cruz, depois de receber outras expedições portuguesas seu nome foi alterado para Terra de Santa Cruz.
Somente em 1511 que passou a ser Brasil por causa do pau-brasil. Nesse período a mata Atlântica foi muito explorada, tudo porque a madeira vermelha era valiosa demais, dela tiravam uma tinta que era comercializada na Europa.
A única mão de obra que existia era a dos índios que recebiam qualquer coisa (espelho, facas, apitos,chocalhos, etc)como pagamento para cortar e carregar as toras de madeiras até a praia, de onde eram levadas de barcos para as caravelas. Isso é o escambo.