LEITURA PARA MINHA TURMA DE 4ª SÉRIE - Escola Classe 15 de Taguatinga/DF
A África é um continente formado por 53 países onde são faladas mais de 50 línguas e entre elas o português.
Olha que interessante o mapa do
continente africano e o mapa do
Brasil, a costa leste brasileira e a costa oeste africana parecem que se completam como se fosse um quebra-cabeça, vocês já observaram isso?
Mas não é só geograficamente que se parecem não, temos muitas coisas
em comum
, hábitos, danças, folclore, comidas, lendas,
brincadeiras, adivinhas etc.Ao longo dos anos, na formação da nossa raça fomos juntando muitos costumes, tradições e hábitos dos
escravos vindo do continente africano e com dos índios que já viviam aqui, então surgiu a nossa cultura. É claro que depois disso ainda juntamos outros costumes estrangeiros (dos japoneses, árabes, americanos, franceses) e ainda estamos recebendo influência de outros mais.

A África também recebeu influência e interferência de outros povos, é por causa disso que até hoje existem problemas relacionados com a colonização.
Os colonizadores que não foram poucos (ingleses-espanhois-belgas-italianos-portugueses-franceses-alemães) não respeitaram as culturas locais, as religiões, nem as fronteiras. Entraram impondo novos costumes, criaram uma situação de conflito entre os africanos pois, privilegiaram uns e outros não, o que provocou discórdia e guerra.
Ainda hoje acontecem conflitos sangrentos, uns de origem religiosa e outros por interesse econômico.
Podemos dizer que a África é a MAMA ÁFRICA como diz o compositor Chico César, foi com seus filhos e filhas escravizados que aprendemos a usar os temperos na culinária brasileira, os rítimos musicais, danças e algumas crianças foram amamentadas pelas escravas.
Quem visitar a Bahia verá a grande influência africana nas ruas, nos ornamentos, nas roupas, cores das casas, nos instrumentos musicais, na arte de defesa (a capoeira) , nas histórias folclóricas, enfim na maneira alegre de viver do nosso povo.
Os africanos até hoje mantem o costume de contar histórias para preservar a memória do povo e usam os provérbios para trabalhar valores e limites com os mais jovens, confeccionam máscaras que são usadas nas festas e cerimônias religiosas, elas representam geralmente o espírito de um antepassado.
Bom, para saber mais leiam os livros: Lenda Africana - da Companhia das Letras * Da África e do Brasil - da editora Global * Pedras e Fantasias - da Paulinas editora ou pesquisem em:
www.brasilnaafrica.blogger.com.br , www.amigosdaafrica.org
